4 ferramentas gratuitas para testar a velocidade do site


0
1 compartilhe

Você sabe que a velocidade é um fator de ranqueamento para sites e blogs. A novidade é que este critério passa a ser determinante para o resultado de buscas em smartphones e tablets. Portanto, para manter um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa é fundamental que o carregamento dos sites seja rápido. vou deixar lista de 4 ferramentas gratuitas

O Por que a velocidade de carregamento é tão importante?

Ao acessar um site, qualquer segundo a mais no tempo de carregamento da página pode ser a diferença entre ganhar e perder um visitante ou cliente. Por isso, é fundamental manter o seu site rodando com a menor velocidade de carregamento possível. Você pode utilizar diversas técnicas para otimizar sua página e melhorar o desempenho de um site, mas hoje vamos falar sobre uma etapa anterior a essa, as ferramentas gratuitas que nos permitem avaliar e medir o tempo de carregamento de um site.

Alguns dos motivos mais comuns que deixam um site lento são:

imagens muito pesadas;
uso incorreto de scripts;
uso excessivo de JavaScript, CSS e HTML;
problemas na otimização de códigos.

4 Ferramentas gratuitas para teste de velocidade

1. Page Speed Insights

Esta é uma ferramenta do Google que faz parte do portal para desenvolvedores da empresa. Sua função é analisar a velocidade de carregamento de um site, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Após indicar a URL da página, você receberá uma avaliação baseada nos seguintes critérios:

Mobile – Velocidade
Mobile – Experiência do usuário
Desktop – Velocidade

A ferramenta também exibirá uma captura de tela da página em um dispositivo móvel e em um desktop.
Acesse o Page Speed Insights para testar a velocidade de carregamento de qualquer site.

2. Pingdom Website Speed Test

Nessa ferramenta, além da nota de classificação, você também poderá visualizar em destaque o número de requisições feitas pela página, o tempo total de carregamento e o tamanho total dos arquivos presentes na página. Logo abaixo deste resumo, a ferramenta exibe um gráfico contendo todas as requisições feitas e o tempo de carregamento individual. Basta passar o mouse sobre as barras de tempo para abrir um box com o tempo de duração de cada item no processo, da requisição à resposta, conforme ilustrado na imagem abaixo.

A ferramenta Pingdom é em inglês e o seu propósito é ajudar os desenvolvedores a otimizar o desempenho de sites da forma mais prática e simples possível.

3. Web Page Test

Esta ferramenta oferece a possibilidade de se escolher o local de origem do teste e também o tipo de navegador. Os testes de velocidade de carregamento sempre são realizados de um ponto inicial até o local onde se encontra o servidor físico. Sendo assim, o ponto inicial fará diferença no resultado. Por exemplo: se você está acessando um site do Brasil e o servidor está nos Estados Unidos, o tempo de resposta será maior em comparação com um usuário que está nos EUA. Por isso, antes de iniciar o teste é possível alterar a localidade de origem, como pode ser visto na imagem abaixo.

O Web Page Test é mais uma ferramenta gratuita que fornece um diagnóstico avançado.

4. GT Metrix

A análise do GT Metrix utiliza 27 critérios distintos para gerar sua nota de classificação. Em cada critério é possível visualizar o que precisa ser otimizado (se houver). Assim como na ferramenta Pingdom, também é possível visualizar as requisições individualmente. Além da velocidade de carregamento, o relatório apresentado também apresenta uma visão completa de como o site é carregado. Isso ajuda você a identificar quais são os gargalos.

O GT Metrix também é uma ferramenta em inglês. Embora essa seja uma ferramenta gratuita, ela tem dispõe de planos pagos, que oferecem recursos adicionais e análises mais avançadas. Portanto, independente da ferramenta escolhida, você pode verificar essa possibilidade de upgrade para planos pagos.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

0
1 compartilhe

Deixe Seu Comentário

Qual é a sua Reação?

Diversão Diversão
0
Diversão
Ri muito Ri muito
0
Ri muito
Ganhar Ganhar
0
Ganhar
Fofa Fofa
0
Fofa
Droga Droga
0
Droga
Falhou Falhou
0
Falhou
Nerd Nerd
0
Nerd
ódio ódio
0
ódio
Assustador Assustador
0
Assustador
Vomitar Vomitar
0
Vomitar
Confuso Confuso
0
Confuso
omg omg
0
omg
love love
0
love
wtf wtf
0
wtf
love-2 love-2
0
love-2
.......

Escolha o formato
Adicione um questionário de personalidade
Como podemos pensar em questões que respondam o que realmente queremos saber sobre o problema que identificamos
CURIOSIDADES
E nós sabemos, sabemos, que existem respostas certas e erradas sobre como se mover neste espaço
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
Post
Envie sua notícia, matéria ou pauta, com textos, imagens e/ou códigos incorporados
Contagem Regressiva
The Classic Internet Countdowns
Lista Aberta
Crie uma lista aberta, onde outros usuários possam enviar novos itens com o mesmo tema
Lista classificada
Permitir que usuários não registados façam uma avaliação
Meme
Fazer upload de suas próprias imagens para fazer personalizado memes
Vídeos
Youtube, Vimeo ou Vine
Graphics Interchange Format
Formato GIF